Esportes!

Jogos Olímpicos de Verão de 1980

Os Primeiros Jogos Olímpicos de Verão da década foi em 1980, em Moscou, da antiga União Soviética. Esta foi a edição com o menor número de participantes desde Melbourne, em 1956, devido ao maior boicote da história olímpica, quando a influência política no esporte chegou a seu ponto mais alto e decisivo.
No final de 1979, com o protesto contra a invasão soviética do Afeganistão, o presidente dos EUA Jimmy Carter anunciou o boicote de sua nação aos Jogos Olímpicos de Moscou no ano seguinte, convocando seus aliados pelo mundo a darem o mesmo exemplo; 69 países.

Jogos Olimpicos de Verão de 1984
Os próximos Jogos Olímpicos de Verão foram em Los Angeles, nos EUA, no ano de 1984. Esta edição também sofreu com um boicote, mas desta vez dos países do antigo bloco socialista, por razão do boicote nos Jogos de Moscou, realizado quatro anos atrás.
Apesar do boicote, que mais uma vez prejudicou o nível técnico de várias modalidades dominadas pelos europeus do leste e pelos cubanos, Los Angeles foi candidata única para sede destes Jogos.
A cerimônia de abertura, foi feita pelo presidente Ronald Reagan, ocorreu no mesmo estádio olímpico onde foram realizadas as primeiras Olímpiadas de Los Angeles em 1932.
Mas o mais importante destes Jogos foi o anúncio, feito pelo Presidente do Comitê Organizador meses após seu término, de que eles haviam dado um lucro de 200 milhões de dólares, o que comprovou que os Jogos Olímpicos poderiam ser economicamente viáveis, afastando a sombra de uma extinção provocada pela impossibilidade econômica que pairava sobre eles.


Jogos Olímpicos de Verão 1988
Os próximos Jogos Olímpicos de Verão que foram realizados em Seul, capital da Coréia do Sul, no ano de 1988. Após os boicotes nos três Jogos anteriores, estes tiveram a presença de nações de todo o planeta, à exceção da Coréia do Norte, que não teve atendido seu pedido para uma participação como sede olímpica e de Cuba.
Os Jogos de Seul serão sempre lembrados pelo seu fato mais marcante, o escândalo com o velocista canadense Ben Johnson, que teve a sua medalha de ouro e seu recorde mundial na prova dos 100 metros rasos cassados por ter corrido dopado.


Copa do Mundo de 1986
A Copa do Mundo FIFA de 1986 foi a 2ª Copa do Mundo na década de 80.
Essa Copa foi oferecida pela FIFA para ser realizada no Brasil, mas o Governo de José Sarney recusou o convite. Então a Copa foi aceita pelo México. Nem mesmo os terremotos um ano antes do mundial colocaram em risco a realização da copa.
Foi uma Copa na qual o grande nome foi sem dúvida Diego Armando Maradona. Após o vexame de 1982, a Argentina vinha com um time renovado.


Copa do Mundo de 1982
A primeira Copa do Mundo da década foi em 1982, e contou pela primeira vez com 24 seleções, entre elas várias estreantes. 105 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na Espanha.
A Copa foi Marcada pelo futebol ofensivo e criativo da Seleção Brasileira, comandada por Telê Santana. Mas a Itália acabou eliminando os canarinhos e levou a taça.




O esporte brasileiro na década de 80
A década de 80 marcou o legado de um dos maiores nomes do automobilismo mundial, Nelson Piquet, que foi três vezes campeão da fórmula 1, 1981-1983-1987.
No basquete feminino o Brasil lançou mais uma excepsional atleta, Hortência Marcari, que foi eleita pela imprensa americana a “Rainha do Basquete”.
No voleibol o Brasil derrotou a URSS em partida histórica no Maracanã em 1983.
Emerson Fittipaldi que também foi um grande nome do automobilismo vence as 500 milhas de Indianápolis em 1989, a pista mais concorrida para se vencer nos EUA.
E também na década de 80, a história não só do automobilismo mais do esporte mundial, foi marcado pelo grande Ayrton Senna da Silva. O piloto brasileiro foi pela primeira vez campeão mundial pela fórmula 1 no ano de 1988, sendo campeão mais duas vezes em 1990 e 1991.